1º MAIO EM BRAGA - UGT NÃO ACEITA MEXER NA LEI DA GREVE

Cumprindo a tradição de descentralização, a UGT escolheu a cidade dos Arcebispos para comemorar o Dia do Trabalhador.
Sob o lema "Dignificar o trabalho, valorizar os trabalhadores", a UGT juntou centenas de trabalhadores no Parque da Ponte, em Braga.
No discurso de encerramento das comemorações do 1.º de Maio da UGT em Braga, o Secretário-geral, Carlos Silva, afirmou perentoriamente que não aceita “mexidas na Lei da Greve”, apelando a que os novos sindicatos “mais agressivos e descontrolados” não levem o Parlamento a “embalar” na restrição dos direitos dos trabalhadores.
UGT NA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL SOBRE A EVOLUÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLECTIVA EM 2018

A UGT esteve presente, no dia 21 de Maio, na apresentação do Relatório Anual sobre a Evolução da Negociação Colectiva em 2018 que se realizou no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Nesta sessão, que contou com a presença do Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, do Presidente do Centro de Relações Laborais (CRL), Sérgio Monte, do perito da Universidade Católica Portuguesa, António Nunes de Carvalho e da coordenadora executiva do CRL e co-autora do relatório, Ana Paula Agapito, bem como de vários representantes dos parceiros sociais e de organismos da administração do trabalho, foi revelado que os salários negociados subiram 3,3%, em termos nominais no ano passado.

ESCRITURA DO PÓLO DE FORMAÇÃO DA AGOSTINHO ROSETA DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS

No passado dia 13 de Maio decorreu no edifício dos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, a assinatura da escritura onde vai ser instalado o Polo de Formação da Associação Agostinho Roseta de Figueiró dos Vinhos.

O Edifício em causa é um antigo edifício da EDP, que se encontra devoluto há cerca de 20 anos, e que as obras arrancam ainda no presente ano letivo.

Luis Azinheira, presidente da associação em declarações à Rádio Condestável, quer que o polo de formação produza resultados na fixação de jovens. “Para fixar os jovens há que lhes dar ensino com uma valência profissional. Quando avançámos com este processo apercebemo-nos que os jovens vão estudar para outras zonas e já não voltam. Com este projeto o objetivo é fixar jovens através do ensino”.

A escritura foi assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu e pelo presidente da Associação Agostinho Roseta, Luis Azinheira. Na assinatura estiverem presentes o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, a Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, os Secretários-gerais adjuntos da UGT, Sérgio Monte e José Cordeiro, o Secretário Executivo, Luís Costa e vários dirigentes de sindicatos da UGT.
FOTOGALERIA»

XI Congresso MODERP

No passado Sábado dia 11 de Maio de 2019, realizou-se o XI Congresso do MODERP - Movimento Democrático de Reformados e Pensionistas, na sede da UGT Portugal em Lisboa, tendo sido eleitos os Órgãos Sociais para o quadriénio 2019/2022.

José Manuel Graça foi eleito como novo Presidente do Secretariado Nacional do MODERP, tendo deixado uma mensagem de esperança para o futuro: "mais um passo a caminho da construção do futuro, com a resiliência que mora em cada um de nós".

UGT RECEBE MISSÃO DO FMI

A UGT recebeu na sua sede, no dia 10 de Maio, uma missão técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI), denominada “Artigo IV”, que com uma frequência anual efectua o acompanhamento e monitorização das economias dos seus membros.

Nesta reunião estiveram em cima da mesa as questões relacionadas com o mercado de trabalho, a negociação colectiva, o salário mínimo e as desigualdades de género.

Em representação do FMI estiveram Alfredo Cuevas, Alex Pienkowski, André Santos, Koralai Kirabaeva e Mesmin Koulet-Vickot. Já a UGT fez-se representar neste encontro pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelos Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Dina Carvalho e Paula Bernardo, pelo Secretário Executivo, Carlos Alves e pela Secretária Internacional, Catarina Tavares.

LUCA VISENTINI REELEITO SECRETÁRIO-GERAL, LAURENT BERGER ELEITO PRESIDENTE DA CES

A UGT esteve representada com uma grande delegação no 14.º Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que elegeu Luca Visentini como Secretário-geral e Laurent Berger como Presidente.

O Secretário-geral, Carlos Silva, o Secretário-geral Adjunto, José Cordeiro, a Secretária Internacional, Catarina Tavares, a Secretária Executiva, Ana Paula Viseu, e os Presidentes das Comissões de Mulheres, Juventude e Ala de Quadros, Lina Lopes, Carlos Moreira e Elizabeth Barreiros, respectivamente, foram os nomes que integraram a comitiva sindical neste encontro.

O Primeiro-Ministro, António Costa, também marcou presença nesta evento, onde defendeu a necessidade de um novo Contrato Social para a Europa como forma de assegurar os direitos dos cidadãos e de lutar contra o crescimento dos populismos.

O Congresso adoptou um novo manifesto e programa de ação para 2019-23 para "Uma Europa mais justa para os trabalhadores".

Todos os documentos aprovados no 14.º Congresso podem ser consultados AQUI

Reveja os momentos da comitiva da UGT AQUI

UGT RECEBIDA PELO EMBAIXADOR DE PORTUGAL EM VIENA

No dia 22 de Maio, uma delegação da UGT constituída pelo Secretário-geral, Carlos Silva, os Secretários Executivos Carlos Moreira e Paula Viseu e o Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita, foi recebida pelo Sr. Embaixador da República Portuguesa na Áustria, Dr. António Almeida Ribeiro e o Conselheiro Dr. João Bezerra da Silva.

A audiência teve início com a apresentação de cumprimentos mútuos, tendo sido abordados  temas como a presença da comunidade portuguesa na Áustria e os problemas que os trabalhadores portugueses têm no país.

ELEIÇÕES EUROPEIAS - UGT EXORTA À DEFESA DO PILAR DOS DIREITOS SOCIAIS

Leia AQUI a mensagem do Secretário-geral da UGT de apelo aos políticos candidadtos ao Parlamento Europeu a acompanharem as pretensões do movimento sindical europeu.
(IN discurso 1.º Maio UGT em Braga)

MULHERES, JUVENTUDE & ALA DE QUADROS
TOMADA DE POSSE DOS NOVOS DIRIGENTES DO SPZC

No dia 31 de maio, na Quinta do Outeiro em Tentúgal realizou-se a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC).

A cerimónia de posse contou com a presença dos líderes das principais organizações sindicais em que o SPZC está filiado, Carlos Silva e Lucinda Manuela da UGT, João Dias da Silva da FNE e José Abraão da FESAP.

José Ricardo, reconduzido no cargo de Presidente da Direção assumiu no seu discurso que este será o seu último mandato à frente do SPZC. José Ricardo assim decidiu na certeza de que possui na sua equipa pessoas com qualidade, pessoas mais jovens e enérgicas que permitem assegurar o futuro do Sindicato com serenidade e responsabilidade.

FESAP/FNIE - INSPECTORES DO ESTADO EM GREVE ENTREGAM REIVINDICAÇÕES NA PCM

Os trabalhadores das inspeções externas do Estado estiveram em greve no dia 30 de maio, em protesto contra a proposta de Decreto-lei do Governo que revê e extingue as atuais carreiras de inspeção, criando carreiras unicategoriais setoriais com desenvolvimento idêntico.

SEMINÁRIO COMITÉS TRANSFRONTEIRIÇOS - OS DESAFIOS DAS RELAÇÕES SUPRANACIONAIS

A UGT em parceria com o CEFOSAP realizou no dia 28 de Maio, em Évora, um seminário dedicado aos Comités transfronteiriços e aos desafios que estes enfrentam nas relações de cooperação supranacional e na criação de condições para mais e melhores empregos.

Esta iniciativa teve como objectivo a partilha de experiências entre os vários comités transfronteiriços de Portugal (Algarve/Andaluzia, Galiza/Norte de Portugal, Alentejo/Estremadura e Beiras/Castilla e Léon).

A UGT fez-se representar neste encontro pelo Secretário-geral, Carlos Silva, pelos Secretário-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e José Cordeiro, pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, e pelos dois Secretários Executivos, Paula Viseu e Luís Costa.

BCP - UGT AO LADO DOS TRABALHADORES E REFORMADOS DO BCP EM DIA DE MANIFESTAÇÃO

Os Sindicatos de Bancários da UGT concentraram-se no dia 23 de Maio junto à Assembleia Geral de Acionistas do BCP no Taguspark, reclamando a aprovação da compensação dos cortes salariais e a atualização das tabelas.O Secretário-geral presente no 14.º Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), em Viena, enviou uma mensagem de solidariedade e de força a todos os trabalhadores e reformados do BCP.
Clique nas imagens e veja os vídeos da UGT TV

FNE - RESOLUÇÃO SECRETARIADO NACIONAL
SINDAV E ANA CHEGAM A ACORDO
A Comissão Negociadora da ANA, S,A. (CNE) e o SINDAV - Sindicato Democrático dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos chegaram a acordo de princípio para a revisão da Tabela Salarial e cláusulas de expressão pecuniária indexantes para o ano de 2019.