UGT REIVINDICA URGÊNCIA NA APLICAÇÃO DO ACORDO DE CONCERTAÇÃO SOCIAL

No dia 27 de Junho, o Secretariado Nacional da UGT reuniu-se para debater a actual situação política e social. No final, em declarações aos jornalistas, o Secretário-geral, Carlos Silva, acusou o Parlamento de atrasar a concretização do acordo de concertação social, colocando em causa o reforço dos direitos de milhares de trabalhadores, especialmente os precários, tudo isto devido "a visões puramente ideológicas de quem não gosta do diálogo social".
Leia a Resolução »
17 DE JUNHO - UGT NÃO ESQUECE - DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

No dia 17 de Junho, dia em que se assinala aquele que passará a constar no calendário português como o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, a UGT não esquece e homenageia todos aqueles que sofreram os efeitos de uma tragédia que se abateu há dois anos sobre os concelhos de Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos e que fica marcado pela perda de 66 vidas humanas.

A UGT lembra ainda as chamadas de atenção feitas à data para a necessidade de centrar as preocupações governativas na temática do desenvolvimento e da valorização do interior, prioridades que oportunamente deu a conhecer em 2015 no nosso Guião para a Legislatura.

FORMAÇÃO - UGT E CEFOSAP PROMOVEM ACÇÃO CONJUNTA

Os representantes da UGT e do seu centro protocolar de formação profissional (CEFOSAP) promoveram no passado dia 21 de junho uma acção conjunta com a visita ao pólo de formação de Portalegre.

Esta iniciativa contou também com a presença do Presidente da UGT-Portalegre, Marco Oliveira.

UGT COM UMA PARTICIPAÇÃO ACTIVA NA 108ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA OIT

A UGT participou com uma delegação constituída pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, José Cordeiro, pelos Secretários Executivos, Carlos Alves e Catarina Tavares, bem como, pelo Presidente do SBSI, Rui Riso e pelo Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita nas Comemorações do Centenário da Organização Internacional do Trabalho e da 108ª Conferência Internacional do Trabalho que decorreu em Genebra de 10 a 21 de Junho de 2019.

A destacar o envolvimento direto e indireto da UGT na discussão de dois dos casos que foram presentes à Comissão de Aplicação da Normas, a saber: o caso do Brasil, convenção 98, e Cabo Verde, Convenção 182 e que tinham um significado especial envolver organizações sindicais que têm uma ligação à CPLP.

O Primeiro-Ministro, António Costa, participou neste encontro anual da OIT no dia 21 no qual interveio apresentando a visão do Governo sobre o mercado de trabalho em Portugal. Veja a intervenção Primeiro-Ministro de Portugal AQUI

Reveja os momentos da comitiva da UGT AQUI

OIT - UGT CONSIDERA QUE AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO SÃO UM AVANÇO POSITIVO

No dia em que o Primeiro-Ministro, António Costa, interveio na 108ª Conferência Internacional do Trabalho, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, à margem deste encontro entrevistado pela RTP questionou a demora na aprovação por parte do Parlamento português das alterações ao Código do Trabalho resultantes do acordo assinado em sede de concertação social.

O líder da UGT discordou da leitura enviesada da CGTP e considerou que as alterações às leis do trabalho são um avanço positivo e que traduzem um combate à precariedade.

(Fonte:RTP3)

COMISSÃO DE JUVENTUDE
6º ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS UGT - JUVENTUDE DEBATE A NEGOCIAÇÃO COLECTIVA

Decorreu entre os dias 1 e 2 de Junho o 6° Encontro Nacional de Jovens da UGT, no Inatel do Luso, sobre a temática da Negociação Colectiva.

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, tendo salientado a importância destas formações para dotar os jovens ativistas sindicais das ferramentas necessárias para futuras negociações, tendo destacado ainda a necessidade dos jovens terem um papel mais ativo dentro das estruturas sindicais.

FESAP - TRABALHADORES DO SECTOR DA SAÚDE EM GREVE

A FESAP, em representação dos trabalhadores do setor da saúde, dos assistentes operacionais e administrativos, esteve no dia 28 de Junho em greve e encerrou serviços de norte a sul do país.

Num balanço, o Secretário-geral da FESAP, José Abraão, afirmou que esta paralisação teve uma adesão entre os 75% e os 100%, afectando os serviços de consultas e o apoio ao secretariado de norte a sul do país.

Os trabalhadores exigiram aumentos salariais, a admissão de novos efectivos, a abertura da ADSE a quase 20 mil trabalhadores com contratos individuais de trabalho e a criação da carreira de técnico auxiliar.

MADEIRA - SINDITE E SINTAP ASSINAM COMPROMISSO DE ENTENDIMENTO COM SECRETARIA REGIONAL DA SAÚDE

As organizações sindicais da UGT, SINDITE e SINTAP, assinaram no dia 18 de Junho com a Secretaria de Estado da Saúde da Madeira um compromisso de entendimento sobre o descongelamento das carreiras dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT).

Este compromisso visa o descongelamento da carreira para 285 TSDT do serviço de saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), uma medida que terá um impacto orçamental de cerca de 2 milhões de euros.

CAMPANHA "NÃO DESISTIMOS" - PROFESSORES EXIGEM RECONHECIMENTO DOS DOCENTES

A Federação Nacional da Educação (FNE) iniciou no dia 04 de Junho uma nova campanha que consiste na colocação de faixas em centenas de escolas por todo o país, alusivas à recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço congelado, mostrando assim ao Governo e particularmente ao Ministério da Educação que os professores e educadores portugueses vão continuar a lutar por aquilo que é seu por lei e por justiça.

Escolas do Porto, Coimbra, Lisboa e Évora foram as primeiras a receber esta campanha que no primeiro dia contou com a presença dos Presidentes dos Sindicatos da FNE, ligados a cada zona.

A mensagem contida nesta iniciativa regista que a FNE e os seus Sindicatos mantêm-se mobilizados no propósito de garantirem a concretização do objetivo '942' demonstrando que, apesar da recuperação imposta pelo governo de 2 anos, 9 meses e 18 dias, a FNE não desmobiliza.

SOJ EM GREVE PARCIAL ATÉ OUTUBRO

Os Oficiais de Justiça iniciaram no dia 05 de Junho uma greve parcial que vai prolongar-se até Outubro. Os trabalhadores vão parar 4 vezes por dia durante períodos de 20 minutos até uma hora. Exigem melhores salários, o descongelamento de carreiras e reclamam o pagamento de horas extra.

O Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Carlos Almeida, explica os motivos desta greve Veja o Vídeo AQUI

UGT- VILA REAL INAUGURA GIP NA CIDADE DE VALPAÇOS

Decorreu, na Cidade de Valpaços, a inauguração do novo espaço de apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Este gabinete resulta de uma parceria liderada pela UGT de Vila Real com o IEFP e o Município de Valpaços. O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), consolida a política de descentralização e de proximidade da UGT de Vila Real, que já conta até ao momento com a permanência desta Central Sindical em 5 concelhos do Distrito de Vila Real. (Vila Real, Chaves, Valpaços, Peso da Régua e Murça).

TRANSTEJO/ SOFLUSA - SITEMAQ DESCONVOCA GREVE
O SITEMAQ tinha convocado uma greve parcial para 18 de junho, mas, na véspera, a mesma foi suspensa devido à subscrição de um protocolo negocial entre a administração da empresa e os sindicatos.