A edição de Julho 2019 da Newsletter UGT já está disponível!
UGT LANÇA A PRIMEIRA FOTOBIOGRAFIA DEDICADA AOS 40 ANOS DE HISTÓRIA SINDICAL

A UGT lançou no dia 02 de Julho, a sua primeira fotobiografia, 40 anos depois da sua fundação.

A sessão pública contou com a presença de uma plateia repleta de dirigentes sindicais, parceiros sociais e diversas individualidades que marcam o panorama político português, num local que tem o rio Tejo como espectador, o restaurante D’Bacalhau, no Parque das Nações.
Com este momento, a UGT fez história com a sua história relembrando com orgulho o seu papel na sociedade portuguesa, na defesa do sindicalismo democrático e de proposição, de diálogo e de concertação na defesa da paz social e de Portugal.

A apresentação da obra esteve a cargo da directora de informação da RTP, Maria Flor Pedroso, que teve a seu lado a deputada Wanda Guimarães, presente em representação do Presidente da Assembleia da República, do Secretário-geral e Presidente da UGT, Carlos Silva e Lucinda Dâmaso, respectivamete, e do editor do livro, Ricardo Nogueira.

Num discurso transversal todos destacaram a vida da UGT, os dirigentes que a lideram, os momentos de luta e de concertação, mas todos reafirmaram que o sindicalismo responsável, de valores, de diálogo e de luta (na rua e por ideais) defendido pela UGT ao longo de 40 anos, muito contribuíram para que os trabalhadores tivessem hoje mais e melhores direitos.

UGT CONSIDERA QUE PROTESTOS NO PARLAMENTO SÃO UM DESRESPEITO PELAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

No dia 19 de Julho, no dia em que a Assembleia da República aprovou com os votos favoráveis do PS, a abstenção de PSD e CDS e votos contra dos restantes partidos as alterações às leis laborais, a UGT lamentou a atitude de protesto da CGTP nas galerias.

"
A casa da democracia ficou hoje manchada pela atitude lamentável daqueles que se julgam acima da Lei, do respeito pelas Instituições democráticas, e pelas regras da sã convivência.

Tristeza e vergonha por ato tão ignóbil, que teve como único motivo chamar a atenção da comunicação social e do País numa prova de vida.

A UGT sabe qual o seu papel na democracia portuguesa. Não nos revemos nestas atitudes afrontadoras do regime democrático e das liberdades individuais e coletivas.

Esperamos que os portugueses saibam retirar as ilações que o momento triste de hoje representou. 45 anos depois do 25 de abril não é admissível tal gesto desafiador ao Parlamento”.

Carlos Silva
Secretário-Geral da UGT

PRINCÍPIO DA FILIAÇÃO - UGT CONGRATULA-SE COM A APROVAÇÃO DESTA QUESTÃO EM SEDE PARLAMENTAR

Veja as declarações do Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte no vídeo acima, no qual o dirigente sindical diz que a posição firmada pelo PS, PSD e CDS, os partidos que sempre defenderam a concertação social, dá cumprimento ao espírito do acordo assinado em Maio de 2018.

RESOLUÇÃO DO SECRETARIADO NACIONAL
POR UMA EUROPA DAS PESSOAS, DA SOLIDARIEDADE, DA COESÃO E DA CONVERGÊNCIA

Os dirigentes sindicais do Secretariado Nacional da UGT reuniram-se em Évora no passado dia 16 de Julho e aprovaram, por unanimidade, uma resolução que abordou as questões da Europa, com reivindicações claras na defesa de uma Europa Social baseada no crescimento sustentável e no progresso económico e social, bem como na coesão e na convergência.

UGT FAZ UM BALANÇO POSITIVO DA CONCERTAÇÃO SOCIAL NESTES QUATRO ANOS

No dia 12 de Julho, a UGT entregou aos restantes parceiros sociais da concertação social um documento onde fez o balanço da actividade da concertação social nos últimos quatro anos.
No documento pode ler-se que a central sindical considera que se verificou uma recuperação da dinâmica da concertação social com destaque para os processos do salário mínimo, de revisão do regime de antecipação da reforma ou mesmo o acordo de concertação social. Contudo, a UGT acrescenta que apesar de alguns aspectos positivos, foram e são visíveis constrangimentos decorrentes do actual cenário político e parlamentar pelo que os representantes patronais e sindicais e Governo deverão aprofundar algumas destas questões.

UGT E FNE PARTICIPAM NO 8º CONGRESSO MUNDIAL DA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

A UGT participou, entre os dias 20 e 26 de Julho, na pessoa do Secretário-geral, Carlos Silva, no 8.º Congresso Mundial da Internacional da Educação, que teve lugar  em Banguecoque, capital da Tailândia.

Carlos Silva, integrou a delegação da FNE como observador, juntando-se assim a João Dias da Silva, Secretário-geral da FNE, e a Lucinda Dâmaso, vice-secretária-geral da federação.
Foi sob o tema "Educadores e Professores na liderança por avanços nas mudanças climáticas, nos direitos humanos e na democracia", que este encontro se realizou.

Reveja os momentos da comitiva da UGT AQUI

Veja o discurso do Secretário-geral da FNE AQUI

DELEGAÇÃO DA UGT/FNE REUNIU COM O EMBAIXADOR DE PORTUGAL NA TAILÂNDIA

A delegação da UGT/FNE presente no 8º Congresso Mundial da Internacional da Educação, a decorrer em Banguecoque, entre 19 e 26 de julho, foi hoje recebida pelo Embaixador Português na Tailândia, Dr. Francisco Vaz Patto.

Este encontro permitiu o conhecimento da realidade da Educação na Tailândia, nomeadamente sobre o funcionamento do sistema educativo e das condições de vida neste país, bem como as condições laborais da comunidade portuguesa no país.

A delegação sindical transmitiu igualmente ao Embaixador informações sobre os trabalhos do 8º Congresso Mundial da Internacional da Educação e as várias matérias que ali têm estado em discussão.

UGT EM TORONTO COM O LIUNA LOCAL 183 PARA A PROMOÇÃO DA COOPERAÇÃO SINDICAL

Uma delegação da UGT composta pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, e pelo Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita, estiveram em Toronto, no Canadá, entre os dias 3 e 6 de Julho, a convite da organização sindical canadiana, LIUNA Local 183, onde participaram no evento anual “Family Day”. Neste encontro que reúne cerca de 40 mil emigrantes portugueses, o líder da UGT subiu a palco e dirigiu algumas palavras à assistência.

MODERP

MODERP: O QUE É E QUAL O OBJECTIVO?

O envelhecimento activo deve ser um processo de cidadania plena. Para tal convém deixar cair a visão negativa que porventura ainda possa existir, exaltando o contributo da população sénior para o desenvolvimento social que está capacitada para dar.
Há muito consciente desta realidade, a UGT criou, em 1986, uma associação capaz de dar resposta às questões da população sénior - a Associação Nacional de Aposentados, Pensionistas e Reformados (ANARP), hoje genericamente conhecida por Movimento Democrático de Reformados e Pensionistas (ANARP - MODERP), que tem por lema "Justiça Social, Paz para Todos", e que tem âmbito nacional.
A ANARP-MODERP é uma instituição de solidariedade social, que persegue fins não lucrativos, independente e autónoma das actividades políticas e religiosas, que tem por objectivo a protecção dos cidadãos na velhice e na invalidez, independentemente da raça, género, cor de pele ou credo religioso.

19 DE JULHO - TSDT EM GREVE PELO FIM NAS DESIGUALDADES DAS CARREIRAS

O SINDITE e o SINTAP, ambos filiados na UGT, cumpriram no dia 19 de Julho, o segundo dia de greve convocada depois de o PSD ter recuado na votação parlamentar que poria fim às desigualdades na carreira dos técnicos superiores de diagnósticos e terapêutica.
PLENÁRIO COM ASSISTENTES DO PRÉ-ESCOLAR E JARDINS DE INFÂNCIA

O Secretário-geral do SINTAP, José Abraão, e o Coordenador da Secção Regional do Alentejo, Joaquim Grácio Ribeiro, acompanhados de outros dirigentes sindicais nacionais e regionais do SINTAP, estiveram presentes, no passado dia 03 de Julho, no plenário de trabalhadores(as) da carreira de assistente operacional do ensino pré-escolar e dos jardins de infância sob tutela do município de Almada.

Com esta iniciativa, além de dar voz aos(às) trabalhadores(as), escutando quais os principais problemas que afetam o dia-a-dia dos(as) assistentes do ensino pré-escolar e dos jardins de infância, o SINTAP pretendeu sensibilizar a Presidente da Câmara, Inês de Medeiros, no sentido da resolução urgente das questões consideradas prioritárias tendo em vista a defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as) e a dignificação das suas carreiras.

DOIS DIAS DE LUTA NA ALFATUDO

O SINDEQ, filiado na UGT, convocou uma greve para os dias 01 e 02 de julho e anunciou a realização de uma manifestação geral, à porta das instalações da fábrica Alfatubo.

Em causa esteve a inexistência de diálogo credível com a administração em matérias importantes como: a requalificação de categorias profissionais, a formação profissional, higiene e segurança no trabalho, entre outras.

CSIR ALENTEJO/EXTREMADURA REÚNE EM BADAJOZ

Foi na sede da UGT Extremadura, em Badajoz, que decorreu no dia 23 de Julho, uma reunião da Comissão Executiva do Conselho Sindical Inter-regional, Alentejo-Extremadura (CSIR).

A UGT-Portalegre mantém a presidência do CSIR Alentejo/Extremadura (Conselho Sindical Inter-regional), constituído em 1994, que reúne também a restante estrutura da UGT Alentejo (Portalegre, Évora e Beja), a UGT Extremadura, a CGTP-IN Alentejo e as CCOO – Comissiones Obreras de Extremadura, num total de 12 elementos que representam a Comissão Executiva, e que se constitui como um instrumento criado pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) para fomentar "a cooperação transfronteiriça entre os sindicatos dos países vizinhos, com o objectivo de defender os interesses comuns dos trabalhadores".

CRL APRESENTA RELATÓRIO ANUAL SOBRE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Centro de Relações Laborais (CRL) apresentou no dia 02 de julho, o Relatório Anual sobre Emprego e Formação Profissional 2018, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

O documento tornado público disponibiliza um conjunto de informações sobre as questões do emprego e formação profissional, bem como de outras variáveis relacionadas com o mercado de trabalho português.

UGT NA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO SIMPLEX+2018 E DO PROGRAMA iSIMPLEX 2019
A UGT fez-se representar pelo seu Secretário Executivo, Carlos Alves, na sessão de apresentação pública do Relatório SIMPLEX+ 2018 e do Programa iSIMPLEX 2019, que teve lugar hoje, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, e que contou com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro..
DESAFIOS DO SNS E A SUA HISTÓRIA

A UGT esteve presente no evento "Desafios do SNS e sua História", que decorreu no Auditório Coriolano Ferreira da Escola Nacional de Saúde Pública a 18 de Julho, que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, onde foi feito o lançamento do livro "Serviço Nacional de Saúde - Breve Interpretação e Bases para a sua Transformação".

Em representação da UGT esteve a Secretária-geral Adjunta, Dina Carvalho, e os Secretários Executivos, Emanuel Boieiro e Vanda Cruz.