A edição de Novembro 2019 da Newsletter UGT já está disponível!
CONCERTAÇÃO SOCIAL - UGT ACREDITA QUE É POSSÍVEL IR MAIS ALÉM NOS AUMENTOS SALARIAIS

A UGT, à saída da reunião de concertação social do dia 13 de novembro, mostrou-se satisfeita com a proposta apresentada pelo Governo para o aumento do salário mínimo nacional para os 635€ já no dia 1 de janeiro de 2020, mas quer ir além desse valor.

Em declarações aos jornalistas (Clicar na imagem da direita), o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva afirmou que o aumento para 635€ era a linha vermelha da UGT, mas é um valor que não é suficiente para "Portugal sair da cauda da Europa".

Também na reunião do dia 27 de Novembro, no final do encontro (Clicar na imagem da esquerda), o líder da UGT defendeu que o referencial apresentado pelo Executivo de António Costa  é "um bom indicador e congratulou-se com a queda do mito das entidades patronais que achavam que a produtividade estava baixa e que isso era condicionante para a evolução dos salários".

UGT PROMOVE DEBATE INTERNACIONAL SOBRE A NEGOCIAÇÃO COLECTIVA

A UGT realizou, no dia 19 de novembro, um grande seminário internacional, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, sob o tema " Dinamizar a Negociação Colectiva".

A sessão de abertura contou com as intervenções do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e do Presidente do Conselho Económico e Social (CES), António Correia de Campos.

No seu discurso, o líder da UGT deixou reflexões sobre as vantagens da aplicação dos acordos aos sindicalizados nas organizações outorgantes, sobre quem paga a negociação colectiva; sobre se vale a pena ou não ter portarias de extensão ou se vale a pena ser sindicalizado. No final deixou o desafio ao Presidente do CES para que as matérias da negociação colectiva sejam objecto de um debate mais alargado dentro do organismo que preside.

Por sua vez, o Presidente do CES iniciou a sua intervenção fazendo uma breve resenha sobre a evolução da contratação colectiva nos últimos 15 anos, terminando com a resposta a algumas das interrogações lançadas pelo Secretário-geral da UGT, reforçando a ideia de que a negociação colectiva é um móbil para o desenvolvimento económico da nossa sociedade.

UGT RECEBE A MINISTRA DO TRABALHO

A UGT, recebeu, no dia 5 de Novembro, na sua sede a nova ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, para a apresentação de cumprimentos e identificação dos principais temas a trabalhar pela tutela na nova legislatura.

No final da reunião em declarações aos jornalistas, o líder da UGT, Carlos Silva, afirmou que a central sindical quer que, em 2023, o salário mínimo nacional seja superior aos 750€ anunciados pelo Governo. Carlos Silva admitiu ainda a possibilidade de aumentos por patamares de 50€ até uma meta de 800€ no fim da legislatura.

Estas reivindicações foram apresentadas no encontro com a Ministra do Trabalho, na véspera da reunião da concertação social onde esteve em discussão o aumento do salário mínimo nacional e na qual a central sindical manteve a proposta de aumento, apresentda na sua polítca  reivinidcativa de 660€.

UGT ASSINA MANIFESTO PARA A MELHORIA DA CAPACIDADE INSPECTIVA DA ACT

A UGT assinou, no dia 13 de novembro, um manifesto que defende o reforço da capacidade e acção inspectiva da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

A cerimónia que teve lugar no Sindicato de Jornalistas e no qual a UGT se fez representar pelo Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, e pelo Secretário Executivo, Luís Costa.

O documento assinado em conjunto com a outra confederação sindical, a CGTP-IN, e o Sindicato de Jornalista (SJ), refere que o número de visitas da ACT aos locais de trabalho passou de 80.159 em 2011, para 37.482 em 2017, ao mesmo tempo que número de trabalhadores abrangidos pelas visitas inspectivas diminuiu de 609.343 para 319.959, em cinco anos.

UGT PRESENTE NO 44.º ANIVERSÁRIO DA CAP EM TOMAR

A UGT, representada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, e pelo Secretário Executivo, Luís Costa, marcaram presença na cerimónia de encerramento do Conselho de presidentes, iiniciativa inserida nas comemorações do 44.º Aniversário da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Neste Conselho de Presidentes, que reuniu em Tomar, no passado dia 26 de novembro, os actuais e antigos líderes da organização, marcaram presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

No discurso de encerramento, o Presidente da República, abordou a problemática das alterações climáticas e das políticas agrícola e florestal, defendendo também a concertação social e a necessidade de ser alcançado um acordo sobre competitividade e rendimentos. No final da sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu à CAP a condecoração de Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial, na vertente Agrícola.

A UGT esteve presente, no dia 24 de novembro, em Braga, nas comemorações do 25º Aniversário da Confederação Nacional de Acção sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), organismo que a Central integra desde a sua fundação.

A Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, em breve palavras realçou o trabalho desenvolvido pela CNASTI ao longo dos anos, num percurso que enfrentou grandes dificuldades, mas felizmente com empenho foram sendo vencidas.
UGT SIGNATÁRIA DA CARTA À PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA DE APELO À U.E PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A UGT, representada pela sua Presidente, Lucinda Dâmaso, assinou a carta da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) dirigida à Presidente indigitada da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e à comissária da igualdade, Helena Dalli, com as propostas para aumentar a acção da U.E. de combate à violência contra as mulheres.

Este documento é assinado por mais de 50 mulheres sindicalistas de 26 países europeus e 9 federações sindicais europeias.

COMISSÃO DE MULHERES
CM ASSINALA OS 100 ANOS DA OIT E A IGUALDADE DE GÉNERO

A Comissão de Mulheres da UGT realizou, no dia 25 de Novembro, um seminário no âmbito das comemorações do centenário da Organização internacional do Trabalho (OIT) sobre a Igualdade de Género, designadamente sobre as questões das mulheres no combate à violência e ao assédio no trabalho.

No dia em que se assinalava o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a abertura desta iniciativa contou com a presença da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Teresa Fragoso, do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e da Diretora do Escritório da OIT em Lisboa, Mafalda Troncho. (na foto)

CM junta os parceiros sociais num debate sobre a conciliação da vida profissional e familiar

O tema da conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal foi o mote do seminário organizado pela Comissão de Mulheres da UGT, na tarde do dia 25 de novembro e que juntou na sede da central sindical a maioria dos representantes dos parceiros sociais: confederações sindicais e patronais e o Governo.

COMISSÃO DE JUVENTUDE
CJ NO ENCONTRO DE JOVENS DO SBSI

O Presidente da Comissão de Juventude e Secretário Executivo da UGT, Carlos Moreira, esteve no Encontro de Jovens do SBSI, que se realizou entre os dias 15 e 17 de novembro, subordinado ao tema "A voz dos jovens no futuro do sector".

Na sua intervenção, Carlos Moreira deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela Comissão de Juventude da central sindical, tendo também abordado as várias formas de precariedade que afectam hoje a juventude.

SECRETÁRIO-GERAL DA UGT NO FÓRUM FNE 2019: "O QUE SE TEM FEITO AOS PROFESSORES É UMA TRAIÇÃO À DEMOCRACIA"

O primeiro dia do Fórum FNE 2019 (8 de novembro) decorreu no Hotel Barcelona e promoveu a apresentação e debate de ideias sobre o tema "Mais unidos, mais fortes, por uma ação sindical de reforço dos Sindicatos e de valorização das pessoas".

A sessão de abertura esteve a cargo de Jorge Santos, Presidente da FNE e de Carlos Silva, Secretário-Geral (SG) da União Geral de Trabalhadores (UGT). O Presidente da FNE destacou o papel dos sindicatos na valorização dos trabalhadores e alertou que neste momento em que uma nova legislatura se inicia "é necessário colocar as pessoas a falar sobre os problemas da educação", sublinhando a importância deste setor na sociedade.

Já o líder da UGT começou por relembrar e agradecer o papel que os professores tiveram na sua vida e carreira, considerando que "é uma traição à democracia aquilo que tem vindo a ser feito aos professores. Onde está o espírito social que é uma virtude da democracia? A FNE pode contar com a UGT para dar voz neste caminho pela valorização e defesa dos profissionais da educação", finalizou.

RESOLUÇÃO FNE - PROGRAMA DO ACTUAL GOVERNO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INSUFICIENTE PARA GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O Secretariado Nacional da Federação Nacional de Educação (FNE) apresentou, no dia 12 de Novembro, uma resolução intitulada "Programa do Actual Governo na área da Educação é insuficiente para Garantir uma Educação de Qualidade".

40.º ANIVERSÁRIO - SINTAP DEBATE O PAPEL DOS SINDICATOS NA SOCIEDADE E NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos), filiado na UGT, assinalou no dia 29 de Novembro, o seu 40.º Aniversário, com a realização de uma conferência que abordou o tema do “Papel dos Sindicatos na Sociedade e na Administração Pública” e na qual estiveram presentes a Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, a Directora da ACTRAV da OIT, Helena André, o Administrador do Banco de Portugal, Hélder Rosalino, bem como o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e o Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - FESAP QUER 683,13€ COMO REMUNERAÇÃO DE INGRESSO

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) apresentou no dia 12 de Novembro, em conferência de imprensa, o seu caderno reivindicativo para 2020.

Entre as propostas, a federação sindical reivindica uma actualização de 3,5% para os salários de todos os funcionários públicos. Destaque ainda para a reivindicação de aumento do valor da primeira posição da tabela remuneratória única para os 683,13 euros no próximo ano, face aos actuais 635,07 euros.

SBSI ASSINALA O 25.º ANIVERSÁRIO DO SAMS

O Hospital do SAMS do SBSI assinalou o 25.º aniversário, no dia 9 de novembro, numa cerimónia que incluiu duas sessões sobre o futuro da saúde em Portugal e uma homenagem a um dos seus fundadores: Delmiro Carreira.

A UGT fez-se representar nesta comemoração pela sua Presidente, Lucinda Dâmaso. Um programa muito preenchido e com oradores de reconhecido mérito marcou o aniversário do Hospital, que teve como anfitrião Rui Riso, presidente do Conselho de Gerência do SAMS e da Direção do SBSI.

INTERVENÇÃO DA UGT E DO SINDETELCO DETERMINANTE PARA ALCANÇAR ACORDO NOS CTT

O papel decisivo do SINDETELCO com uma aposta no diálogo e a intervenção da UGT levaram a que no passado do dia 8 de Novembro fosse alcançado um acordo com os CTT para a revisão da tabela salarial de 2019.

A proposta prevê um aumento de 1,2% para os salários até 1.296,54 euros, de 1,0% para as remunerações entre 1.296,55 euros e 1.926,65 euros, e de 0,8% para o intervalo entre 1.926,66 euros até 2.821,10 euros, com a garantia de um aumento mínimo de 10 euros.

Com este acordo foram também criados 150 novos postos de trabalho. A revisão da tabela salarial acordada será aplicada a todas as empresas do Grupo onde não existe contratação colectiva.

O papel do SINDETELCO foi decisivo na reabertura das negociações anteriormente encerradas a 24 de julho e hoje, dia 14 de Novembro, será assinado o AECTT 2019 e revogado o acordo publicado e assinado apenas por um sindicato pouco representativo.