Leia a edição de Dezembro da Newsletter UGT !🆕

SECRETARIADO NACIONAL
UGT CRITICA SECUNDARIZAÇÃO DA CONCERTAÇÃO SOCIAL

Na Resolução aprovada por unanimidade, no dia 18 de Dezembro 2020, a UGT expressou "a sua apreensão e o seu desagrado face à secundarização da concertação social, sobretudo na área do trabalho" e também no processo de discussão do salário mínimo nacional.

A central sindical defendeu que a concertação social não pode ser o "repositório de discussões (audições) menores" ou estar sujeita à ordem de trabalhos que o Governo "lança na comunicação social".

No documento, a UGT assegurou ser necessário dinamizar a negociação colectiva, acrescentando que a redefinição dos níveis salariais, a organização do tempo de trabalho e as condições de prestação do mesmo são temas com importância acrescida.

Por outro lado, considerou que a reestruturação da TAP "não pode passar ao lado" dos trabalhadores e sindicatos, notando que, a ser implementado, o plano de reestruturação deve ter como objectivo principal a preservação dos postos de trabalho.

A UGT garantiu também estar solidária com os trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), cujas funções não podem ser "arma de arremesso político", apelando a um "grande esforço de análise reflexão" a rodos os que intervêm na reestruturação desta autoridade.

No texto é vincada a intenção de continuidade na negociação dos salários da Administração Pública, apontando como "essencial" a diferenciação entre salário mínimo e remuneração de entrada na função pública.

Ao Executivo de António Costa, a UGT pediu medidas para travar o aumento das desigualdades de género, face ao impacto socioeconómico da Covid-19, bem como a valorização das carreiras dos quadros e técnicos superiores.

Já no que se refere à presidência portuguesa da União Europeia, a UGT espera que o Governo "continue a incentivar" o diálogo social e a participação dos trabalhadores.

MENSAGEM DE BOAS FESTAS
NOTÍCIAS

A UGT associa-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que se comemora anualmente a 3 de dezembro. A comemoração desta data foi aprovada em 14 de outubro de 1992 pela Organização das Nações Unidas e tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

A UGT e a OIT organizaram no passado dia 15 de Dezembro de 2020, um webinar, inserido nas comemorações do centenário da OIT, dedicado ao tema
 “Garantir o Trabalho Digno e a Protecção Adequada a todos os trabalhadores: Desafios e oportunidades para os sindicatos”.

Reveja esta iniciativa no link abaixo
COMISSÃO DE MULHERES

A Comissão de Mulheres da UGT realizou no dia 18 de Dezembro de 2020, um webinar intitulado “Ciberbullying | Discurso de Ódio”.

Numa altura de pandemia com o recurso cada vez mais frequente às redes sociais e plataformas digitais, é notório o assédio moral provocado pelo fenómeno do cyberbullying virtual.

Reveja esta iniciativa clicando na imagem
COMISSÃO DE JUVENTUDE
O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, foi um dos oradores convidados, para participar na primeira de quatro conferências sobre a Presidência Portuguesa da União Europeia, organizada pela Associação Portuguesa de Estudos Europeus (APEE).

Clique na imagem para aceder ao video
O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, participou entre os dias 14 e 18 de Dezembro, na Academia sobre Empreendedorismo Jovem promovida pela pelo Centro Internacional de Formação da OIT.

UGT VISTA DE FORA
RTP | Salário mìnimo de 665€ é um valor aceitável.
SINDICATOS E UNIÕES
STAS | UGT apresenta condolências pelo falecimento do 1.º Vice-Presidente do STAS, José Luís Pais. Ler Mais...
FESMAR agradece reconhecimento do Governo como trabalhadores essenciais durante a pandemia. Ler Mais...
SINAFE assinala o seu 39.º Aniversário.
FESAP | Trabalhadores com mais de 20 anos de serviço ganham o mesmo que recém-admitidos.

A UGT, em parceira com as uniões distritais de Vila Real, Guarda e Portalegre, desenvolveu três webinares dedicados à temática da valorização do interior.

Clique nas imagens abaixo e reveja estas iniciativas
Secretário Executivo da UGT eleito para a presidência do Conselho Consultivo do INATEL